Uma Luz de Papel
Vários
Um livro-homenagem aos livros e a quem deles cuida.
A apresentação é de António Barreto: “Apesar de ter nascido no Porto, conhecia mal a minha cidade quando, em 1974, regressei a Portugal. Na verdade, tinha vivido até então em Vila Real e na Régua, depois em Coimbra, logo a seguir em Genebra, na Suiça. Ao voltar a Portugal, instalei-me em Lisboa. O meu interesse era, naquela altura, marcadamente político, por isso só a capital me interessava. Ao tentar refazer a minha vida em Portugal, um dos primeiros problemas era o da biblioteca. mau grado ter acompanhado o movimento editorial português durante o exílio (assinava uns boletins mensais da Livraria Portugal…), muito me tinha escapado. E também me faziam falta os clássicos portugueses que, nas mudanças, haviam desaparecido.
Por isso me dirigi a um ou dois alfarrabistas, a fim de me ajudarem à reconstrução. Um deles foi o Nuno. O meu pai, que vivia em Vila Nova de Gaia, aconselhou-me a Livraria Académica, que tinha pertencido, em tempos, a um conhecido dele. Agora, disse-me, está lá um rapaz novo, muito simpático e muito competente. Segui à letra o sábio conselho. Conheci então o Senhor Nuno Canavez, que uns anos depois se transformou no Nuno da Académica, para ser agora, simplesmente, o Nuno. Um amigo. Um conselheiro.
Quando vou ao Porto, quase nunca falho uma visita. Já fui bom cliente, quando estava a fazer a reconstituição da biblioteca, hoje sou menos. Mas ele continua amigo. Quando tenho a sorte de lá passar aos fins de semana, quase sempre encontros uns fiéis amigos que fazem da casa uma espécie de tertúlia. Se alguém quer saber alguma coisa sobre aquela cidade, coisa séria ou divertida, é ali que deve bater à porta.
Encontrou quase todos os livros raros ou difíceis que procurei e de que lhe fiz rol. Livros sobre o Douro e o Vinho do Porto, sobre Trás-os-Montes, sobre a política do século XIX, revistas, livros de fotografia, dicionários, livros de estrangeiros sobre Portugal, Jorge de Sena e Eça de Queirós, Torga e Orlando Ribeiro, nada falhou. Para além disso, do amigo e do livreiro atento, o Nuno é também um Transmontano estudioso e dedicado à sua região. É ele o autor da melhor e mais completa bibliografia de interesse regional que vais fazendo e actualizando, com a perícia de um profissional, mas com o carinho e a arte de um amador. A nossa província, o nosso «reino maravilhoso» tem para com ele uma dívia que é também de todos nós.
Em tempos de «fast food» e de «short books», de resumos e fotocópias, é reconfortante saber que existe uma Académica , que o Nuno Está à sua frente, que os seus amigos e os seus clientes o respeitam tanto pela amizade e pela fidelidade, como pelo profissionalismo e pela seriedade.”
15×15 cm / capa mole / 32 páginas
Preço: 8€ (-10%) 7.2€