Este livro metaforiza muitas das dimensões do mar

“Azul Blue Bleu ou a viagem de regresso às origens do mundo e do Homem – Lugar de mistérios insondáveis, o mar é, possivelmente, um dos elementos da natureza mais fortemente conotados, tanto do ponto de vista simbólico como literário. Em «Azul Blue Bleu», esta dupla de criadores constrói uma obra a partir desta universal e produtiva imagem do mar, explorando as potencialidades visuais, semânticas e  mágicas deste elemento. A narrativa dá conta de como uma única gota daquele líquido, subitamente transformada numa espécie de poção mágica, permite viagens extraordinárias que combinam sonhos, fantasias e receios de uma criança. Ao combinar o lirismo da narrativa de Eugénio Roda, patente na cuidada seleção vocabular e na surpreendente combinação linguística que o caracteriza, com o potencial das ilustrações de Gémeo Luís, que capturam motivos marinhos e os mesclam numa diversidade de contextos suscetíveis de os reconfigurar, este livro metaforiza muitas das dimensões do mar, sublinha o seu potencial mágico e onírico, a sua imaterialidade e profundidade enquanto explora as inúmeras e sugestivas potencialidades do tema”.

“Explorando as conotações simbólicas do mar e também da cor azul que, no caso da obra de Gémeo Luís e Eugénio Roda, metonimicamente o designa, ligadas à profundidade e à imaterialidade, tanto do ar como da água, mas igualmente à pureza, à irrealidade e à irrepetível perfeição divina, este livro constrói uma narrativa que explora as potencialidades visuais, semânticas e mágicas deste elemento. O texto, muito simples e condensado, num registo poético, dá conta de como uma única gota daquele líquido, subitamente transformada numa espécie de poção mágica, permite viagens extraordinárias que combinam sonhos, fantasias e receios de uma criança. Essa viagem, onde a verosimilhança e a fantasia se cruzam, recria uma das mais antigas e mais literariamente tratadas aventuras do homem, dando voz, corpo e forma ao sonho antigo de nadar, sem limitações, junto dos animais marinhos, percorrendo a imensidão dos oceanos. As ilustrações de Gémeo Luís capturam diferentes motivos marinhos que surgem em novos e intrigantes contextos ao mesmo tempo que exploram as potencialidades cromáticas e dinâmicas do tema.”

Ana Margarida Ramos
.

“Trata-se de um livro muito diferente daqueles que normalmente são dados a ler a crianças. Leva-as a puxar pela capacidade de imaginar e de interpretar e leva-as também a meditar no desconhecido. É um livro que se presta a uma leitura acompanhada por um adulto, a uma leitura partilhada, que convida a uma troca de impressões e de interpretações”.

Teresa Cortez
.

“Até então, poucas (ou nenhuma) editoras portuguesas se tinham aventurado a produzir livros bilingues (e menos ainda trilingues) de receção infantil, excluindo naturalmente os de aprendizagem de línguas estrangeiras. Depois de «Azul Blue Bleu», surgiram algumas experiências de origem nacional nesse âmbito”.

Rita Pimenta