Oitoitenta é uma mão cheia de animais desenhados e nomeados, catalogados e reinventados.
Brincando com nomes inventados, também ensina o nome científico de oitenta espécies. Para estudar, para satisfazer curiosidades, para ajudar a descobrir e a inventar a partir das descobertas, estimulando a criatividade no uso da linguagem gráfica, da expressão oral e escrita, da leitura, da encenação, etc. É também um manual de iniciação ou de consulta – pequenino, para estar sempre à mão – que remete para o imaginário humano em torno dos animais, para a importância dos animais na vida humana. Por outras palavras e na opinião da bióloga Maria João Fonseca, Diretora de Comunicação do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto:
«Mais um produto extraordinariamente original das mentes criativas de Gémeo Luís e Eugénio Roda, Oitoitenta traz-nos um fantástico jogo de palavras que oferece, de uma forma bem diferente das habituais, um contexto ideal para aprender sobre biodiversidade.
As maravilhosas ilustrações que preenchem as páginas deste livro dão corpo aos fantásticos puzzles de palavras que denunciam características chave da biologia, ecologia, morfologia e comportamento das espécies animais representadas. Em muitos casos, alertam ainda para a relação entre o ser humano e estes animais, nomeadamente no que diz respeito à sua representação cultural e valor simbólico.
O rigor científico está garantido: ao longo deste irrepetível repositório animal, para que não haja dúvidas, a identificação de cada espécie é feita com recurso ao seu nome científico, de carácter universal. Este é, para mim, um livro-jogo verdadeiramente estimulante que nos brinda com infinitas oportunidades de exploração educativa de conteúdos relacionados com a diversidade da vida animal.»