
Emoções garantidas o ano inteiro
Duas Mil e Vinte Emoções em Quatro Estações é o novo livro-agenda da coleção que as Eterogémeas tem editado para receber o Ano Novo. É mais um livro que se junta a uma coleção de vários anos. Ora, as coleções procuram colecionadores: de imagens, caligrafias, temas, tópicos, pensamentos, ilustradores, técnicas, livros-objeto com exposições dentro.
Desta vez, cinquenta e seis ilustrações de Gémeo Luís dão a volta, como um arco-íris, aos mundos que se podem descobrir em apenas um ano. Eugénio Roda comentou as ilustrações através de aforismos, de interrogações, de exclamações. Uns em português, outros em inglês, convivendo sem tradução. E tudo deu corpo a um objeto encadernado com três capas diferentes. São cento e vinte e cinco páginas de imagens e textos que passam, semana a semana, pelos dias comuns tornados especiais, pelos dias especiais tornados comuns na memória coletiva: dias nacionais, dias internacionais, dias mundiais, dias de festa, dias de entrada e saída das estações do ano.
Ao abrir o livro, Eugénio Roda escreveu assim:
Primavera, verão, outono, inverno: o quadrado é eterno. São quatro estações de serviço à viagem dos sentidos e sentimentos. Emoção, movimento, transformação, mudança: mudar como quem dança, mudar como quem sente e pensa a dança; mudar de ideias, mudar de casa, mudar de roupa, mudar de vida; viver na (in)certeza, morar na (in)decisão: entre limites-esperança, entre família-amigos-segurança, entre desafios-confiança. Chuva mas sol, vento mas brisa, frio mas quente, nuvem mas céu azul. Rio mas mar, praia mas montanha, cidade mas campo. Entretanto, o clima já não é o que era: vamos lá a ver se ninguém fica à espera!