O Carrossel continua às Voltas

Duas Mil e Oito Voltas no Carrossel tem andado em itinerância para desejar um bom ano 2008. Desta vez está no Barreiro, conforme noticiou a Agência Lusa:

“Uma semana, uma ilustração, uma frase ao longo das 53 semanas do ano, foi a ideia do ilustrador Gémeo Luís para elaborar “2008 Voltas no carrossel” que conta com a colaboração de ilustradores nacionais e estrangeiros.

A exposição colectiva de ilustradores portugueses e estrangeiros, cujos trabalhos se encontram reunidas numa agenda-livro, foi hoje inaugurada no Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMAC), no Barreiro, depois de passar por outros pontos de Portugal.

“Todo o trabalho resulta da solidariedade e camaradagem entre todos os ilustradores que responderam ao desafio. Esta é uma colecção dedicada a adultos, que perderam a poesia, é uma agenda com cheirinho infantil, utópico e livre do excesso de compromissos”, disse Gémeo Luís na cerimónia de inauguração.

Depois de reunidas as 53 ilustrações, o escritor Eugénio Roda criou um fio condutor entre todas elas, em forma de história, numa iniciativa que está integrada na Programação da Ilustrarte – Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, do Barreiro.

“Esta é uma oportunidade de se poder ver mais de 50 originais reunidos, que deve servir mais para ser aproveitada por outros locais pois o Barreiro tem por hábito receber vários trabalhos de qualidade”, referiu.

O presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto manifestou o desejo de ver o Barreiro como capital da ilustração.

“Vem ao Barreiro o melhor que há no mundo e gostaríamos de ser no futuro a capital da ilustração. Pensamos que o AMAC pode também vir a ser um centro cultural de toda região mas queremos dar passos seguros nesse sentido”, referiu.

O entusiasmo e a dinâmica dos promotores da Ilustrarte, Eduardo Filipe e Ju Godinho, muito têm contribuído para a circulação de ilustração dentro e fora do país, com uma programação relevante e propostas desafiadoras, que ajudaram a afirmar o Barreiro como palco, singular e privilegiado, da ilustração.