Uma pequena galeria de arte na escola
É conhecida a máxima de Květa Pacovská de que “um livro ilustrado é a primeira galeria de arte que uma criança visita.” Estamos de acordo. Mas, com e para além do livro, podemos alargar as oportunidades. E assim tem acontecido com os nossos livros quando vão à escola: levar consigo as ilustrações originais, para dar a ver e a sentir mais para além de si.
As exposições têm proporcionado um contacto direto com os desenhos originais, dando a possibilidade de construir aulas a partir e através das imagens. Professores de disciplinas artísticas, de ciências, de história, de história da arte, de filosofia, de línguas, de música, etc, têm assim oportunidade de associar aos seus materiais didáticos novos recursos, acessíveis e multifacetados em termos temáticos, autorais ou técnicos.
Seja na relação direta ou indireta com os tópicos programáticos, seja na integração em aula ou em atividades do projeto educativo da escola, estas pequenas mostras são palco de conversa, palestra, visita guiada, aula temática, trabalho de campo, etc. E oferecem, muitas vezes pela primeira vez, o contacto com um trabalho original a quem conhece apenas o mundo da arte, da ilustração, do desenho, da pintura ou da escultura através da reprodução nos livros, nos manuais.
A ilustrações originais de cada livro são disponibilizadas pela editora. A produção e a montagem são simplificadas e adaptam-se facilmente a diferentes espaços e contextos. Entre as exposições e os livros, há mil e um temas à espera de quem queira – professores, mediadores, formadores, psicólogos, etc – ver, conversar, descobrir, relacionar, experimentar: despertar curiosidades, desenvolver sensibilidades, promover valores sociais, enquadrar temas, complementar práticas, diversificar estratégias de ensino e aprendizagem.