Pais, filhos, netos, avós, tios e primos embarcam numa viagem europeia
O Quê Que Quem, um «dicionário familiar» sobre os graus de parentesco, foi o livro seleccionado pelo júri de La Joie par les Livres (secção francesa do IBBY) para representar Portugal na exposição “Tour d´Europe en 27 Livres d´Images” na Biblioteca Nacional de França.
Nas palavras de Nathalie Beau, Comissária da exposição, trata-se de “uma viagem através da criação editorial para a juventude dos países europeus. Ilustra a riqueza e variedade da produção contemporânea de livros infantis no continente europeu. […] Selecionados porque são ao mesmo tempo singulares e emblemáticos de um autor ou de um ilustrador, os 27 livros apresentados – um por país – são também cada um reflexo da história e cultura”.
O Quê Que Quem apresenta, segundo Anne-Laure Cognet, “em primeiro lugar, uma boa ligação entre textos e imagens. Como leitor, uma criança deve ser desafiada e surpreendida. Em segundo lugar, uma boa arquitetura da primeira à última página. Os livros transmitem uma mensagem e nós devemos dar às crianças livros que fazem sentido. Por fim, ilustração e texto de grande qualidade. Temos que promover novas formas de mostrar e escrever o mundo.”
E a diretora da Biblioteca Nacional de França remata dizendo que “durante vários anos, em exposições internacionais, vimos surgir um trabalho muito particular, feito de redemoinhos de linhas e arabescos monocromáticos. À medida que nos aproximamos, descobrimos, nos entrelaçamentos com papel cortado, um detalhe, uma personagem, uma história.Este é o estilo facilmente reconhecível de Gémeo Luís. Se Gémeo Luís faz parte de um amplo renascer da ilustração portuguesa, é na posição de homem – orquestra: ilustrador, designer gráfico, editor – área especial para a qual ele fundou uma casa independente: a editora Eterogemeas -, mas a particularidade de seu trabalho é mais para ser lida na escolha de textos: poucos artistas, como o caso de Gémeo Luís, encontram toda a sua dimensão na ilustração de fragmentos e mais fragmentos. Uma página, uma ideia, um poema, é o ritmo de seus livros.”
.
UMA VIAGEM PELA EUROPA EM 27 LIVROS ILUSTRADOS
Esta exposição convida-nos para uma jornada na criação editorial dos países europeus. “Ilustra a riqueza e variedade da produção contemporânea de livros infantis no continente europeu”, destaca Nathalie Beau, que é a curadora. Selecionados por serem únicos e emblemáticos de um autor ou ilustrador, os 27 livros apresentados – um por país – também refletem uma história e uma cultura. Este passeio pela Europa segue uma rota inesperada. Os 27 estados não estão listados em ordem alfabética; a rota proposta desenha um arabesco no mapa da Europa, que pode ser seguido em ambas as direções, de Chipre à Eslovênia, passando sucessivamente pelo sul do continente, pelos países escandinavos, pelos países bálticos, pelos Europa Ocidental e Oriental. “O visitante pode, assim, viajar de país para país, em tantas paradas na imagem, de acordo com sua curiosidade e um passeio divertido e educativo”, comenta Nathalie Beau. “Um pequeno mapa da União Européia permite localizar cada país e as placas fornecem informações, uma, sobre os dados geográficos – a área, o número de habitantes, a língua falada – e a segunda sobre as características de cada país. a edição juvenil específica de cada país. Um breve resumo do livro é oferecido, bem como uma biografia dos autores e ilustradores. »As capas e páginas internas dos livros são reproduzidas, destacando a diversidade de formatos, cores, layouts, tipografias utilizadas, idiomas … o folheto da Eslovênia, o livro do português Eugénio Roda, O Quê Que Quem, tão singular, ou o livro de poesia búlgaro Five for Four, de Ivan Tsanev, belamente ilustrado em preto e branco e cores por Yana Levieva.
[in Croniques de la Bibliothèque Nationale de France, nº45.2008]