Helena Carvalho

Helena Carvalho nasceu na Nazaré, em 1982. É licenciada em Filosofia pela Universidade de Coimbra (2005) e mestre em Filosofia pela Universidade de Lisboa (2013), com uma tese sobre a relação entre filosofia e literatura. É investigadora integrada do CLEPUL-FLUL. Entre 2014 e 2017, foi bolseira de investigação do CLEPUL e do IECC-PMA, tendo trabalhado em diversos projectos nas áreas das literaturas e culturas lusófonas. Desde 2017, é bolseira de doutoramento da FCT, preparando uma tese na área dos Estudos Literários sobre a obra de António Ramos Rosa.

Desde 2008, tem vindo a publicar poesia e prosa poética em diversas revistas e colectâneas nacionais e internacionais, tais como, entre outras, as revistas Cràse, a sul de nenhum norte, Sítio, Nervo, Acanto, 7Faces, Mallarmagens, Lavoura e Subversa, a colectânea Jovens Escritores 2009 (Centro Português de Artes e Ideias) e, mais recentemente, o volume Falar dele no céu de uma paisagem: Poemas para Mário Botas (volta d’mar, 2021). Em 2012, publicou, com a ilustradora Mariana Rio, o livro O Quebra-Cabeças (Eterogémeas). Recentemente, veio a lume a plaquete de poesia Vocalise (Urutau, 2021).
Foi seleccionada para a Mostra Jovens Criadores 2009 (CPAI/IPJ) na categoria de literatura e, em 2012, ganhou o Prémio Revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores (APE) com a obra Geometrias do Desejo.

ALGUNS LIVROS
Geometrias do Desejo. [Prémio Revelação Poesia APE/Babel; inédito].
O Quebra-cabeças. Ilustração de Mariana Rio. Eterogémeas. 2012.
Vocalise. Urutau. 2021.