António Portugal e M. M. Reis

António Portugal nasceu na Murtosa, Aveiro. Licenciado em 1990 pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, fundou atelier no Porto com Manuel Reis. Antes de se licenciar, colaborou com os arquitectos Carlos Prata e José Carlos Portugal. Lecionou na ESAD- Escola Superior de Arte e Design de Matosinhos. Vencedor do Prémio João de Almada em 2006 pela transformação de um palacete em Private Banking do Banco Espírito Santo, no Porto – em conjunto com Manuel Maria Reis – é também co-autor do projecto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, em Portalegre, inaugurada em 1999. Esta obra foi nomeada em 1998 para o Prémio Secil de Arquitectura. Entre outras obras, em conjunto com Manuel Reis, destaca-se, ainda, a reabilitação parcial da Igreja Matriz de Caminha, em 2007. Participou em importantes certames internacionais, dos quais destacam-se a 10ª Exposição Internacional de Arquitectura na Bienal de Veneza e a Bienal de Miami 2005 com o projecto de um restaurante na aldeia de Brufe, Terras de Bouro. Arquiteto premiado nacional e internacionalmente (Silver Medal da Bienal Miami+Beach 2005, nomeação para o prémio Secil de Arquitectura Portugal, 1998), foi destacado «desde cedo como um dos mais promissores arquitectos da sua geração” e como “um homem com elevado sentido ético na prática da arquitectura e da vida». Estas palavras podiam ler-se no comunicado da presidente do Conselho Diretivo Regional Norte da Ordem dos Arquitetos, Teresa Novais, quando António Portugal nos deixou, no meio de uma carreira que brilhava, intensa e discretamente.

Manuel Maria Reis nasceu em 1960. Terminou o Curso de Arquitectura da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto em 1994. Foi Vice-Presidente da Ordem dos Arquitectos da Secção Regional Norte, no mandato 2011-2013. Desenvolveu trabalhos em várias áreas de projecto, nomeadamente intervenções em edifícios de afirmado valor patrimonial, novos equipamentos públicos e habitação unifamiliar, entre outros. Os seus trabalhos já foram exibidos e publicados em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Itália, EUA, Brasil, Chile, China e Japão. Recebeu vários prémios, nacionais e internacionais.

António Portugal e M. M. Reis trabalharam em conjunto, no Porto, desde 1990, tendo fundado António Portugal & Manuel M. Reis, Arquitectos e Associados, Lda. em 1994.

 

ALGUMAS PUBLICAÇÕES
António Portugal e Manuel Maria Reis. Monografia. Com ensaios críticos de Hélio Piñon e Nuno Grande. Caleidoscópio. 2011.
Casa da Cerca- Adaptação a Biblioteca e Arquivo Municipal de Amarante. Textos de Dominique Machabert, Ricardo Teixeira, António Portugal e Manuela Maria Reis. Fotografia de Luís Ferreira Alves. Eterogémeas. 2003.