O Que é Um Homem Sexual?

Ilda Taborda + Gémeo Luís

Um livro de olhos e ouvidos abertos para descongelar o medo de falar

Este livro é para ler nas entrelinhas, para oferecer as primeiras palavras a uma conversa, para descongelar o medo de falar disto e daquilo, para ser lido em família, à lareira, no jardim, ao adormecer, pelos maiores e pelos mais pequenos, para brincar e aprender a ler outros livros, é uma pequena quantidade de matéria-prima para uma primeira conversa e para todas as que se seguirem. Não é um manual mas pode estar sempre à mão, é para oferecer tempo, se ele for escasso para conversar.

Os primeiros passos da sexualidade nasceram de uma pequena compilação de escritos da professora Ilda Taborda, jogando às palavras com os assuntos que todos os dias motivam perguntas na escola e em casa. Perguntas dos mais novos que trazem os mais velhos pensativos, atentos e preocupados, e que os põem à prova, muito para além das respostas pontuais.

A casa e a escola são lugares de encontro, lugares dinâmicos e sem intervalo. Este livro foi andando de olhos e ouvidos abertos. Ouviu pessoas dizerem coisas que lhe interessavam… ouviu opiniões de quem se dedica a estudar os seus assuntos, comentários de quem pergunta pelos seus temas, viu desenhos e leu poemas que quis abraçar  com as suas folhas desejosas de falar com os leitores.

Assim, para além de Ilda Taborda, um conjunto de autores cientificamente ligados aos assuntos aflorados página a página… que por sua vez quiseram dar o seu contributo de um modo peculiar: o livro foi adquirindo um caráter mais poético do que pedagógico, mais literário do que enciclopédico, mais sensibilizador do que orientador, ancorado pelo tom e registo discursivo dos participantes. Porque aquilo a que se chama problemas e soluções não pode ser alheio às seduções. E estas são particularmente bem-vindas, se variadas no saber e na sensibilidade.

A ilustração e o design de Gémeo Luís acentuam o papel dos dedos no livro, com a delicadeza e o poder de comunicar afectos a que já nos habituou. João Pedro Mésseder coloca-nos a viajar à janela do comboio, embalados pela muita-terra das suas frases indeléveis, onde o movimento reduz tudo á nossa própria paisagem. Para além de nos oferecer o melhor de nós, conseguiu que sentíssemos que tudo em redor nos diz respeito. Eugénio roda ensaia um pequeno guião para ser estreado em família por quem já saiba ler.

Parece que os autores chegaram, por caminhos diferentes (que às vezes se tocaram na forma ou no conteúdo) ao mesmo lugar, àquele lugar aquém e além do eu profissional, onde somos pais, amigos, cidadãos. Este livro não quis fugir à responsabilidade de tratar o assunto que propõe, apenas se escusou de sistematizar e aprofundar: porque os primeiros passos nunca são de fuga mas de descoberta. E, de tão pequenos, são os maiores. Neste caso e no mínimo, um agradável passeio entre a ética e a estética, onde podemos descansar e conversar, sentados na nossa linha de horizonte… e falar sobre os próximos passos.

25×21,5cm / capa dura / 34 páginas

Preço: 12€

Outros livros