8.80

Gémeo Luis + Eugénio Roda

Um livro às voltas com a Biodiversidade e às reviravoltas com a Biocriatividade.

Sabes o que é um «Camelómano»? E uma «Borboleveza»? E um «Javalivro»? E uma «Chitalentosa»? Podes não saber… mas já estás a ver! Este livro dá-te nomes de animais: nomes científicos das espécies e nomes inventados, que podes continuar a reinventar.

A natureza renova-se “criativinfinitamente”. Viver é um grande desafio e os seres vivos equipam-se para sobreviver. Um dos equipamentos é a linguagem. Todas as espécies forjaram maneiras de comunicar. Muito para além da sobrevivência, a espécie humana inventou e reinventa as suas linguagens, as suas línguas. Até chegar ao alfabeto, foi uma aventura.

Com um número reduzido de sons, podemos dizer tudo. Com apenas vinte e seis letras, podemos escrever “tudimaisalgumacoisa”. Com palavras damos nome a todas as coisas. E que nome podemos dar a uma coisa “descobertinventada”? Um nome “descobertinventado”! Mas como é que se “descobrinventa” um nome? Pensa e pesquisa: porque é que os animais têm os nomes que têm? Como surgiram essas palavras? De onde vêm? Quando apareceram? Quem as inventou? E porque é que as espécies têm nomes científicos e nomes populares?

O impulso humano para contar histórias sempre contou com a inspiração dos animais. Observá-los, estudá-los, comunicá-los, abordá-los ­– através da história, da literatura, do teatro, da música, da filosofia, do cinema, do jogo, da dança, das artes visuais, das ciências – ajudou a humanidade a conhecer-se melhor a si própria. Ajudou-a até a descobrir que nem sempre se relacionou com os animais da melhor maneira ou com a melhor das intenções. Tal como devemos proteger a criatividade da natureza, preservando as espécies com que ela presenteou o planeta, devemos valorizar a diversidade do pensamento, estimulando a curiosidade e a perceção individual.


Este livro convida-te a descobrir para inventar e a inventar para descobrir.
Este livro nasceu pequeno para crescer contigo: lê, vê, relê, revê, inventa, reinventa, desenha, redesenha, escreve, reescreve.
Vais fazer oito anos? Toma lá oitenta animais ilustrados.
Já fizeste oito anos? Toma lá oitenta animais apalavrados.

4×4 cm / capa dura em cartão prensado / 176 páginas / Lombada com cores aleatórias

Preço: 8.80€ (-10%) 7.92€

Outros livros