Um mobile de sonhos entre livros

Cuttingdreams é o título de uma exposição/instalação de Gémeo Luís na livraria de Serralves. O conjunto de ilustrações reúne trabalho produzido para diversos livros editados pela Eterogémas, em parceria com o escritor Eugénio Roda.

“[Com um] carácter claramente inovador Gémeo Luís […] não é um mero ilustrador, é um produtor de livros. E quando carreia para os seus livros os textos dos outros funciona como uma espécie de curador complexo. Portanto estamos no âmbito da curadoria editorial, mais do que no da edição ou da simples ilustração gráfica. Por outro lado, se olharmos para aquilo a que poderíamos chamar o seu estilo, encontramos traços distintivos muito marcados, se nos ativermos à morfologia da sua ilustração. Ele desenvolve uma espécie de filigrana irreverente, de recorte cada vez mais fino que vai pondo em causa a disciplina da página e progredindo indefinidamente. Como se as histórias e as imagens que compõem os seus livros só tivessem fim no infinito.”

Paulo Cunha e Silva
.

“O trabalho de Gémeo Luís é muito bem concebido; as ilustrações vivem por si por serem tão expressivas e falantes. O desenho é rigoroso e sem excessos. É dinâmico, provocador, motivador e de uma enorme diversidade formal revelando sobriedade, capacidade de síntese, humor, ludicidade, unidade… Jogando com contrastes de positivo negativo, de forma fundo, de cheio vazado, nada está parado. O movimento é constante. Os desenhos provocam olhares atentos que só por si contam histórias, Viveriam sós? Talvez, muito embora comuniquem em concordância com os belos textos que com eles coexistem.”

Elvira Leite
.

“Gémeo Luís ilustra com um estilo original e muito pessoal que o identifica imediatamente. Desenha com um traço grosso e nítido, que contrasta com o fundo como se fosse cortado a bisturi. E é. Na sua maioria, as ilustrações de Gémeo Luís são na verdade recortes, delicados, complexos e sinuosos, que impressionam pelo virtuosismo que transparece da peça final. Mas não é a técnica, nem a exuberância dos objectos/desenhos que colocam Gémeo Luís entre os melhores ilustradores portugueses contemporâneos. A linguagem plástica das suas produções assenta num delicado equilíbrio entre o sintético e o complexo, o depurado e o sinuoso, a abstração e o detalhe. A técnica limita-lhe a “paleta” e justifica-lhe o traço, mas catalisou-lhe a procura de recursos gráficos com os quais consegue composições de grande dinamismo, elegância e lirismo. Tudo o que foi dito se aplica a qualquer dos seus livros. Em todos eles, recusando uma ilustração literal, consegue com as suas imagens transportar o “leitor” para uma dimensão paralela à do texto, não menos significante e poética.”

Eduardo Filipe
.

“Es absolutamente original en sus propuestas de mostrar figuras, cuerpos y objetos a través de su juego de cortar y recortar. Maestro de pulso firme y certero corte, sugiere momentos sorprendentes y le da vida a la cartulina y al papel. Maestro en la ilustración, creador de un estilo propio en el que caben desde los detalles cotidianos hasta los conceptos más complejos como el espacio y el tiempo; y también maestro en el diseño porque sus libros libros ilustrados conforman una colección única y personal.”

Xosé Ballesteros
.

“Gémeo Luis has a very radical approach to illustration. His cutouts are very particular, because they seem to be simultaneously shadows and sculptures. His work is abstract and symbolic. He has found a very special style, which I appreciate a lot. I often have seen his work in international exhibitions.”

Bernd Mölck-Tassel