Ilustrações do sol nascente na Figueira da Foz

O lançamento de «Loro’ Sae e o Bornal das Histórias», com texto de Carlos Alberto Silva é lançado na Figueira da Foz, o livro foi acompanhado das ilustrações originais sobre este conto-lenda das origens de Timor. A produção desta mostra concentra-se numa escultura que suporta a coleção de desenhos. Trabalhando habitualmente formas bi e tridimensionais para além dos livros, cenografando espaços e estendendo narrativas visuais com personagens e adereços, o ilustrador combina e recombina meios e materiais que reinventam continuamente. Para esta apresentação, desenhou uma das suas personagens que frequentemente «dão (o) corpo» à exposição dos originais.

“Vejo o Gémeo Luís como um fazedor constante. Alguém que se entrega a fundo em todos os projetos porque acredita em tudo o que faz. Como se não bastasse, talento não lhe falta. Encontrou uma linguagem própria e tem sabido, ao longo do seu percurso, explorá-la. Não de forma mecânica ou repetitiva, mas sabendo criar novas cambiâncias, mesmo quando se afigura complicado escapar a referências anteriores. Facilmente reconhecíveis, as figuras criadas por Gémeo Luís são também inimitáveis.

A procura constante da diferença que marca o seu trabalho é um exemplo para quem se inicia nesta arte. Por muito mais cómodo que seja, seguir referências ou anular a individualidade em prol de objetivos imediatos, a arte, quando autêntica, requer um compromisso que implica a ousadia de querer e saber inovar.”

Sérgio Almeida


“Algo que distingue os livros de Gémeo Luís é a forma como cada linguagem (visual e escrita) pode funcionar autonomamente e como resulta inesperada a sua relação. Não existe uma cedência de nenhuma das linguagens, nem existe uma preocupação de ilustração mais linear de um texto. Há sim como nalgum cinema ou nalguma música, uma capacidade de criar algo mais rico e mais complexo através de uma simultaneidade de linguagens que se respeitam, e que se ampliam, sem nunca perder o seu carácter.

A sua linguagem visual abre o universo infantil a uma experiência artística pouco comum nos livros dedicados à infância. Estes livros de Gémeo Luís, simultaneamente para crianças e para adultos, não infantilizam ou menosprezam a capacidade de leitura visual das crianças, nem o seu universo imaginário – antes os agudizam e ampliam.”

Sofia Thenaisie